Usando os Blocos de Texto Gutenberg

Aprenda a usar todas as funcionalidades dos blocos de texto Gutenberg, no novo editor WordPress. Confira o passo a passo! 

Gutenberg, o novo editor do WordPress, se baseia em blocos que facilitam a edição de conteúdo. Textos, imagens, vídeos, galerias e vários elementos gráficos podem ser facilmente adicionados aos posts ou páginas, como se fossem bloquinhos de LEGO. Não há necessidade de conhecer código ou html.

Parágrafos no Gutenberg

Após colocar o título, no topo da página, basta dar um enter para iniciar um parágrafo de texto. Outra opção é clicar no símbolo (+) que aparece ao se passar o mouse do lado direito da tela, ou no topo da página, do lado esquerdo. Em ambos, abre-se o menu Add Bloc (Adicionar Blocos). Aí, é só escolher o bloco Paragraph.

Após criar o parágrafo, você pode alterar o tamanho da fonte, as cores de fundo e do texto. Tudo na barra lateral da esquerda. Veja, no vídeo, como é fácil. 

Uma coisa interessante, no parágrafo, é que não é necessário selecionar o texto para fazer as alterações acima. Outro diferencial é que ele pode ser movido para cima e para baixo ao clicar nas setas que aparecem ao passar o cursor do lado esquerdo do bloco. Ou seja, você não precisará mais se preocupar em perder parte do texto ao movê-lo.

Só é necessário selecionar o texto quando se quer mover vários parágrafos de texto simultaneamente. 

Entre as outras opções disponíveis, os parágrafos também podem ser:

  • duplicados
  • removidos
  • transformados em bloco compartilhado (Shared Block)

Blocos Compartilhados (Shared Blocks) 

Este é um recurso muito útil caso você queira colocar o mesmo bloco de texto em vários posts, sem ter que ficar digitando-o todas as vezes. Pode ser um lembrete, call to action, perfil de autor, ou o que for mais conveniente. Basta criar o texto, como um parágrafo normal, e depois convertê-lo em Bloco Compartilhado. Para isso, clique no menu More Options (aquele que tem 3 bolinhas e aparece ao lado direito do bloco de texto, ao passar o mouse) e escolha Shared Block. Um campo de texto se abrirá para que você o nomeie, para identificação posterior. Ele ficará salvo no menu Add Block.

Cabeçalhos ou Títulos (Headings)

Os cabeçalhos não possuem funcionalidades tão elaboradas quanto os parágrafos. O que pode ser modificado, no caso deles, é o tamanho (H2, H3, H4). Exemplos abaixo. 

Cabeçalho H2

Cabeçalho H3

Cabeçalho H4

Citação (Quote) 

Uma boa citação merece destaque visual no texto. Para isso, você pode pré-selecionar o bloco Quote, ou transformar um parágrafo já digitado. De qualquer maneira, além de incluir o autor da frase, dá para mudar o alinhamento e o estilo da citação, bem fácil. Confira no vídeo! 

Colunas de texto (Columns) 

Por último, uma funcionalidade incrível para quem curte o estilo de revistas ou jornais com várias colunas de texto. Esse layout está a um clique de distância, no menu Add Block, na aba Layout Elements, e seu nome é Columns. Mas atenção, a versão atual ainda está em Beta e deve sofrer alterações e melhorias. 

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato